História do Município

Conheça a História de nossa cidade. Município de Carmo - RJ, Cidade Bela!

Até o século XIX, as atuais terras compreendidas nos limites do município de Carmo eram caracterizadas pela presença marcante da Mata Atlântica original e pertenciam a uma sesmaria existente no município de Cantagalo.

Por volta de 1832, iniciou-se o povoamento da região através de colonos vindos do norte-fluminense, subindo o rio Paraíba do Sul, dentro do contexto do ciclo econômico do café.

Foi então promovida a derrubada da floresta no local, construindo ali a primeira igreja matriz em homenagem à Nossa Senhora do Carmo, surgindo assim o Arraial de Samambaia que depois veio a se chamar Arraial de Cantagalo.

Conforme informações extraídas do Livro Um Século de História Carmense, que foi editado no ano de 1977, no Centenário da Matriz de Nossa Senhora do Carmo, o povoamento inicial do Carmo teria sido em torno da primeira igreja matriz:

Iniciamos a história da igreja de Nossa Senhora do Carmo, citando as datas de 26, 27, 28 e 29 de maio de 1832, quando os primeiros colonos realizaram um roçado e uma derrubada, preparando o local para edificação da capela do Arraial de nossa Senhora do Carmo, no morro da Samambaia. Nascia ali o núcleo central, do que seria mais tarde a Cidade do Carmo

Com o desenvolvimento da região, o arraial tornou-se a freguesia de Nossa Senhora do Monte do Carmo, ganhando o nome de Vila do Carmo de Cantagalo.

Em 16 de agosto de 1877, é inaugurada a nova matriz da vila, cujos trabalhos de construção tinham se iniciado em 16 de julho de 1863 que só foram concluídos em 1876.

A emancipação política da vila só foi ocorrer através do Decreto Provincial nº 2.577 de 13 de outubro de 1881 e, finalmente, Carmo torna-se cidade no ano de 1889.

A transformação em cidade trará profundas consequências para o traçado dos logradouros da localidade, a qual passou por um planejamento urbano a fim de projetar o seu futuro crescimento.

Em 1921, a Light obtém uma concessão para explorar do potencial hidráulico do rio Paraíba do Sul, na Ilha dos Pombos.


Geografia

Carmo possui uma área em torno de 320 km². O desenho atual da cidade foi planejado e dispõe de uma aprazível praça. A sua população atual é estimada em mais de 18024 mil habitantes, dos quais 72,3% vivem na área urbana, sendo que, de acordo com informações da Prefeitura, o município tinha 15.689 pessoas, em 2004, apresentando uma taxa de crescimento de 0,58% ao ano.

O município é vizinho a SumidouroCantagaloDuas BarrasSapucaia, e também faz divisa com Além Paraíba. Parte do município está situada na sub-bacia do rio Paquequer, um dos últimos afluentes do rio Paraíba do Sul que apresenta baixo teor de poluição aquática.

Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), referentes ao período de janeiro de 1961 a maio de 2018, a menor temperatura registrada em Carmo foi de 2,4 °C em 1° de junho de 1979,[5] e a maior atingiu 41 °C em 6 de dezembro de 1963.[6] O maior acumulado de precipitação em 24 horas foi de 164 milímetros (mm) em 12 de novembro de 1980.[7] Janeiro de 1961, com 591,6 mm, foi o mês de maior precipitação, seguido por janeiro de 2007 (577,6 mm).[8]


Subdivisões

Além da sede, possui outros dois distritos: Córrego da Prata e Porto Velho do Cunha. Porém possui outras localidades importantes, tais como Influência, Ilha Dos Pombos, AuroraSanto Antônio do QuilomboBarra do São FranciscoBacelar e Paquequer.[10]


Turismo e meio ambiente

Carmo tem como uma de suas principais atrações a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Carmo, construída em 1876 e que foi tombada como patrimônio histórico nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN em 1964.

No entanto, há outras igrejas também antigas, tais como:

Entre as áreas de interesse ecológico e de lazer, além dos rios Quilombo e Paquequer, pode-se mencionar a Serra da Prata, na divisa com Cantagalo, e a Ilha dos Pombos no rio Paraíba do Sul.

Para fins turísticos e culturais, pode-se considerar não só as diversas igrejas da cidade, construídas no século XIX, como também as fazendas de São José e de Santa Fé, além do Museu Histórico do Centro Cultural. Outra edificação histórica da cidade é a sua Antiga Estação Ferroviária, de 1885, que fazia parte do Ramal de Sumidouro da Estrada de Ferro Leopoldina, extinto nos anos 1960. O prédio histórico hoje abriga uma cooperativa local de produtores de leite. [11]

Na fazenda São Lourenço, no distrito de Águas da Prata, está situada uma bela cachoeira formada pelas águas do rio dos Quilombos, na divisa entre Carmo e Cantagalo. Possui uma altura total de 7,5 metros, com três pequenos saltos com altura em torno de 2,5 metros cada um.

Leia mais...

Bandeira do Município
Image
Brasão do Município
Image
Hino Cidade Bela - Letra

Oh! Carmo Cidade Bela
Oh! Terra onde nascemos
Todo filho teu, te ama de verdade
Para toda a eternidade!.

Todo o Carmense quer ver teu progresso
Marchar para frente, para a frente
É orgulhoso e também desejoso
De fazer brilhar
A nossa terra e a nossa Gente!

 (22) 2050-4300 / 2537-2346

(22) 2050-4300 / 2537-2346

contato@carmo.rj.gov.br

contato@carmo.rj.gov.br

Praça Princesa Isabel, nº 91, Carmo, RJ

Praça Princesa Isabel, nº 91, Carmo, RJ